quinta-feira, 26 de maio de 2011

Moda e política

Ontem nossa última aula mostrou que começamos a conhecer um mundo que é bem maior do que imaginamos, o mundo da moda. Pudemos entender que a vestimenta passou de um item de necessidade para um signo de distinção e de opressão até chegar aos dias de hoje, em que sua apropriação e sua produção são muito mais democráticas e cheias de conteúdo simbólico, inclusive político.

O sistema moda envolve não só o processo criativo dos artistas por trás das silhuetas, modelagens, cores e texturas, mas todo o sistema produtivo e suas necessárias relações com a política. Afinal, por que o Brasil antes não era um polo produtor de moda de qualidade internacional? Porque éramos um país mergulhado em crise financeira, com inflação galopante, e a liberdade de pensamento e de expressão cerceadas pela ditadura. Viu como isso tudo influencia o produto final que vemos nas vitrines das lojas e nas passarelas dos fashion weeks?

Recomendo dois blogs para quem quer ler um pouco mais sobre esse outro mundo por trás da moda:

http://www.modapraler.com/

http://www.politicaymoda.com/

Não nos deixemos enganar: há sempre uma razão pela qual as autoridades públicas vestem tal ou tal estilista -- ou deixam de usar, de acordo com as circunstâncias...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Thierry Mugler...


Um pouco mais de Thierry Mugler.
Lindo!!

Thierry Mugler em 90s


Mais do que encenação do cotidiano, os desfiles de Thierry Mugler sempre foram verdadeiros espetáculos. Com aspecto provocativo, este maravilhoso criador entra na década de 90 com o mesmo conceito anterior, no entanto, mais maduro. Segue vídeo...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Remember me!









Tobias Juretzek é o responsável pela arte nesta divertida cadeira apresentada pela Casamania no Salão do Móvel de Milão de 2011. Além do tecido (a maioria jeans "velho"), ele utiliza uma resina para tratamento final da peça. Como ele mesmo descreve, "um meio de dar nova vida a objetos que são inconscientemente portadores de memórias e lembranças do passado", lançando mão do conceito de reutilização (ou upcycling) que dialoga com o futuro. Tomara que a moda pegue!

Moda como manifesto

Durante as décadas da ditadura militar no Brasil, em especial nos anos de 1970, a moda foi representada por dois importantes estilistas em polos opostos do pensamento cultural: Zuzu Angel e Dener Pamplona de Abreu. Ambos talentosos, representavam, porém, grupos distintos da sociedade.

Dener Pamplona vestia a alta sociedade, especialmente a paulista e a carioca. Estreou com um modelo para a então debutante Danusa Leão e tornou-se o estilista pessoal da primeira-dama, a bela Maria Teresa Goulart. Casou-se duas vezes com duas de suas "manequins" (as modelos de passarela da época), porém faleceu muito jovem em virtude de complicações vindas do alcoolismo. Enfretou a dura competição contra um de seus pupilos, o também talentoso Clodovil Hernandes, que tornou-se outro ícone no final dos anos 70 e no começo dos anos 80.

Zuzu Angel, herdando a valorização da cultura brasileira do movimento Tropicália, já experimentava com materiais, tecidos, estampas e cores típicas do Brasil, inclusive usando a simples chita. Porém, ao ver seu filho ser perseguido, torturado e morto pela polícia política militar, e sabendo de seu desaparecimento (o corpo de Stuart fora jogado ao mar), ela passou a usar a moda como fonte de luta, reflexão e manifesto político. Reconhecida no exterior, ela pode divulgar o que aqui era censurado - e acabou por morrer num misterioso acidente de carro, até hoje não resolvido.

Para mais referências sobre a relação entre moda e política, fica a dica de um blog feito por filósofas que se especializaram em moda e abriram uma consultoria, o Moda Manifesto:

http://www.modamanifesto.com/index.php?local=detalhes_moda&id=177

E, aqui, imagens de Dener e de Zuzu:

Zuzu


Dener

Filmes para entender os anos 80

A aula de anos 70 e 80 despertou memórias afetivas de infância, uma das mágicas que a moda pode fazer por alguém. Aproveitando o post do Regis, sobre a relação entre "filmes sobre" e "filmes dos" anos 80, aqui vai uma lista de filmes daquela época, hoje ditos "cult", por terem lançado tendências tanto no cinema quanto na moda e no comportamento.

John Hughes foi um dos diretores e roteiristas mais prolíficos e importantes da época, especialmente por ter dado voz à juventude da "década perdida". Toda sua obra permeia os valores de então, o consumismo exacerbado de uma década materialista, que não acreditava no amanhã (por conta da forte e constante ameaça de "fim do mundo" provocada por uma suposta iminente guerra nuclear entre os EUA e a URSS). O dinheiro que se fazia rápido pela especulação nas bolsas de valores contrastava com a eterna busca pelo amor verdadeiro.

A ruiva Molly Ringwald era a queridinha da época. A personagem Lorelai Gilmore, do seriado "Gilmore Girls", em um dos capítulos do seriado refere-se a ela como a "Audrey Hepburn da minha geração", quando exibe o famoso filme "Pretty in Pink" (A garota de rosa-shocking) para as amigas de sua enteada numa noite do pijama das meninas.

Aproveitem para conhecer (e até se divertir) com o visual dos anos 80 nestes filmes:


A garota de rosa-shocking (Pretty in Pink)



Gatinhas e gatões (Sixteen candles)



Mulher nota mil (Weird Science)



Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's day off)



Alguém muito especial (Some kind of wonderful)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Falando em anos 80...

Como falado na aula de hoje, que foi sobre Moda nos anos 70 e 80,
posto um trailer de um filme do ano passado, que retrata os anos 80
de forma 'caricata'.

Aliás, vale muito a pena levantar questionamentos sobre filmes de um período
versus filmes que retraram um período (já passado).

Enfim, reflitam ...


Ta taí o trailer do filme...
Quem quiser, pode locar, que é muito fácil de achar nas locadoras.
Ah, o nome do filme em português é "A ressaca"

Régis Puppim

domingo, 15 de maio de 2011

Dica de Leitura: 50 VESTIDOS QUE MUDARAM O MUNDO



O livro destaca os 50 vestidos mais importantes da história da moda do 1915 até 2007. A imagem de cada vestido é acompanhada com um breve texto que explica seu status de ícone. Alguns são realmente inesquecíveis para cada um de nós, já outros talvez entenderemos o por que de sua importância no decorrer do curso. Alguns estilistas que já estudamos como Dior, Chanel, Schiap, Yves Saint Laurent, André Courrèges e Givenchy habitam o livro com suas melhores e mais icônicas criações.















FASHION SPLASH

O canal Fashion TV exibe o programa Fashion Splash que narra de maneira dinâmica vários movimentos da moda. Como no nosso último encontro aprendemos sobre os anos 50 e 60 proponho que assitam o programa, diria que é um resumo da aula! O vídeo, dividido em três blocos, fala sobre o movimento Mod e inclui Swinging London, Carnaby street, Beatniks, blowup, Twiggy, beatlemania, space age, futurismo, op arte e psicodelia. Como eu queria ter vivido essa época! Espero que gostem!





sábado, 14 de maio de 2011

Roupa de banho "vintage"


As primeiras roupas de banho, que datam de meados do século XIX, eram utilizadas por pessoas mais ousadas, uma vez que mostrar algumas partes do corpo era considerado um desafio aos padrões de decência da época. No entanto, o tempo transformou essa lógica e a tendência foi mostrar cada vez mais.

Segue uma dica: o blog glamourdaze.blogspot.com traz informações resumidas de ordem cronológica sobre essas transformações.

http://glamourdaze.blogspot.com/2010/06/vintage-swimwear-fashion-guide.html

... e aqui um vídeo charmoso da década de 40 que mostra uma etapa da evolução deste processo.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

O belo e a moda em 1920


Mesmo já na década de 70 em nossas aulas, vou pedir licença pra postar um vídeo bem realista sobre o que era tendência em trajes femininos na década de 1920.
Ao final deste, tem a indicação de vários outros que retratam o "fashion" no início do século XX.
Não resisti, é muito bom!!

O futuro, há 50 anos

Eu postei esteas linhas na quinta à tarde mas acho que houve algum problema com o Blogger e o post tinha sumido no dia seguinte. Coisas internéticas. Enfim, eu havia tido uma verdadeira catarse nerd na aula quando vimos a obra futurista de Pieree Cardin tanto na moda quanto no design.

Como a moda é um dos produtos culturais da sociedade, ela não podia estar dissociada do espírito do tempo da época: os EUA se tornaram o polo hegemônico do capitalismo e as descobertas científicas andavam de vento em popa. De repente, o planeta Terra era pequeno demais pra os dois, EUA e URSS, e eles começaram a disputar território no espaço, demonstrando sua evolução tecnológica.

Foi então que eu saquei o figurino da tripulação de Star Trek: Pierre Cardin e sua moda da Era Espacial! Teria sido ele o primeiro estilista nerd da História da moda? Teria ele lançado o estilo nerd-chique no design?

Vejamos:

A Era Espacial, segundo Cardin


A tripulação de Star Trek


Tudo fez sentido para mim!

Os loucos anos 60

Ainda nos embalos da moda psicodélica e futurista dos loucos anos 60, indico um divertidíssimo filme com excelente pesquisa de figurino e cenografia que se chama "Abaixo o amor" (Down with love), com Renee Zellweger e Ewan MacGregor.

Observem o contexto efervecente da liberação das mulheres, o ambiente e as relações de trabalho, os astronautas, o mobiliário e o design de interiores e até a bossa nova brasileira!



Aqui está o trailer: http://youtu.be/5megJgs48vI

Boa opção para o fim de semana!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Novo conceito de reciclagem: Upcycling!

Num mundo tão complexo quanto o nosso na atualidade, temos excesso de quase tudo o que é produzido. Se antes ninguém considerava o processo de produção de tudo o que utilizamos, no mundo de hoje isso não é mais possível. A moda se encontra neste processo, como parte e fruto do espírito do tempo em que vivemos.

Neste programa, temos conhecimento de um processo chamado Upcycling, que se tem feito presente na moda e no design:

http://g1.globo.com/videos/globo-news/cidades-e-solucoes/v/upcycling-ganha-espaco-no-brasil-e-no-mundo/1364463/#/Todos%20os%20v%C3%ADdeos/page/3

terça-feira, 10 de maio de 2011

Indicações bibliográficas

Pessoas,
tenho dois livros que tratam acerca de história da Moda, que tenho por obrigação indicar à vocês.

- LEVENTON, Melissa. A história ilustrada do vestuário: um estudo da indumentária, do Egito antigo ao final do século XIX, com ilustrações dos mestres Auguste Recinet e Friedrich Hottenroth. São Paulo: Publifolha, 2009. 352p.

(Livro MUITO RICO em ilustrações, que ajuda de modo a entender a história da moda com facilidade. Porém como é muito grande, o ideal é que sirva como livro de 'consulta', quando se deseja estudar um período específico da História da Moda)

e

- MENDONÇA, Miriam da Costa Manso Moreira. O reflexo no espelho: o vestuário como linguagem artística e simbólica. 1 ed. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2006. 260 p.

(Um livro muito especial. Trata da história da Moda de um jeito bem lúdico e de rápida compreensão. Com algumas ilustrações da autora. Diga-se de passagem, foi minha professora na graduação. É um livro 'difícil' de achar, mas muito enobrecedor do conhecimento)

Bem como:

- HERCHCOVITCH, Alexandre. Cartas a um jovem estilista: a moda como profissão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 137p. (Coleção cartas a um jovem...)

(Um livro de fácil acesso, escrito por um grande ícone brasileiro da Moda, que reflete sobre a questão 'Moda X Estilista X Designer')

Régis Puppim

Cenas de "Imitation of Life" 1959

Pessoas,
conforme prometido em sala de aula,
posto o link do vídeo do filme "Imitation of Life" de 1959.
Nas cenas iniciais conseguimos ver com clareza a personagem principal com elementos enfáticos da época: cintura marcada (neste caso por um pequeno cinto) e decote acentuado, fazendo referência a silhueta linha "Y" como falado em aula pela professora, oriunda de Dior.


A partir do 2:14 (na barra de tempo do vídeo), podemos ver uma cena da praia.
OBS.: notem os 'sungões' no meio da barriga nos homens - era excessivamente 'vulgar' para qualquer pessoa deixar o umbigo à mostra.
Régis Puppim





Encontrei um link muito interessante que resume a história da tragetória dos tecidos ao longo século XX. Mesmo sendo bastante sintético, é um bom complemento às nossa aulas.



Para um aprofundamento maior, um livro bacana é o da jornalista Dinah, "Tecidos - História, Tramas, Tipos e Usos", da Editora Senac. Este não está esgotado!




Um sentido para a moda?

Ontem, depois da aula, fiquei pensando na velocidade em que as mudanças ocorreram no século XX, e a partir dele. Em todos os campos. Quando minha avó era criança, ela fazia quase tudo da mesma maneira que a avó dela fazia. Hoje em dia, não é bem assim. A moda espelha bem isso.

Achei um blog legal pra quem quiser ler um pouco mais sobre questões "filosóficas" relativas à moda! Vejam aqui: http://coolturademoda.blogspot.com/

Pode nos ajudar com bons subsídios para pesquisa!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bibliografia Indicada

Essa lista é apenas uma orientação intrudutória. Vamos completar as referêcnias durante o curso, com a contribuição de todos para aumentar e detalhar nossas fontes de pesquisa.

BAUDOT, François. Moda do Século. São Paulo: Editora Cosac & Naif, 2000.
BRAGA, João. História da Moda – Uma Narrativa. Editora Anhembi Morumbi, São Paulo, 2007.
CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Editora São Paulo, 2008.
CASTILHO, Kathia. Moda e Linguagem. (Coleção Moda e Comunicação). São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
CHATAIGNIER, Gilda; SILVA, António Pereira da. História da Moda no Brasil. Editora Companhia das Letras,  São Paulo, 2010.
COSGRAVE, Bronwyn. Historia de La Moda. Desde Egipto hasta nuestros dias. GG Moda. Editora Gustavo Gili, Espanha, 2006.
DEL NERO, Cyro. Com ou Sem a Folha da Parreira. A curiosa história da moda. Editora Anhembi Morumbi, São Paulo, 2007.
GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula. Moda é comunicação: Experiências, memória, vínculos. Ed. Anhembi Morumbi: São Paulo, 2005.
GRUMBACH, Didier; CANEDO, Joana (Trad.). Histórias da Moda. Ed. Cosac & Naify: São Paulo, 2009.
LAVER, James. A Roupa e a Moda. Companhia das Letras, São Paulo, 1989.
LIPOVETSKY, Gilles.  O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas
MESQUITA, Cristiane, Moda Contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. (coleção moda e comunicação). São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
LA HAYE, Amy de; MENDES, Valerie. A moda do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. Coleção moda e comunicação/ Kathia Castilho, coordenação. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
SVENDSEN, Lars. Moda- Uma Filosofia. Editora Zahar, São Paulo, 2010.
VICENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
VILLAÇA, Nízia; CASTILHO, Káthia. Plugados na moda. São Paulo: Anhembi-Morumbi, 2006.
WORSLEY, Harriet. Décadas de Moda. Londres: Gettyimages/ Konemann, 2000.

Dica de link superbacana

Croqui publicado na "Folha da Noite", em 9 de setembro de 1926
Sugerimos dar uma bisbilhotada nesse link do uol sobre a moda do Séc. XX. Está muito bem dividido, bem esquematizado, e é um bom conteúdo pra complementar o que estamos vendo em nossos encontros.
http://almanaque.folha.uol.com.br/moda_index.htm