Ontem nossa última aula mostrou que começamos a conhecer um mundo que é bem maior do que imaginamos, o mundo da moda. Pudemos entender que a vestimenta passou de um item de necessidade para um signo de distinção e de opressão até chegar aos dias de hoje, em que sua apropriação e sua produção são muito mais democráticas e cheias de conteúdo simbólico, inclusive político.
O sistema moda envolve não só o processo criativo dos artistas por trás das silhuetas, modelagens, cores e texturas, mas todo o sistema produtivo e suas necessárias relações com a política. Afinal, por que o Brasil antes não era um polo produtor de moda de qualidade internacional? Porque éramos um país mergulhado em crise financeira, com inflação galopante, e a liberdade de pensamento e de expressão cerceadas pela ditadura. Viu como isso tudo influencia o produto final que vemos nas vitrines das lojas e nas passarelas dos fashion weeks?
Recomendo dois blogs para quem quer ler um pouco mais sobre esse outro mundo por trás da moda:
http://www.modapraler.com/
http://www.politicaymoda.com/
Não nos deixemos enganar: há sempre uma razão pela qual as autoridades públicas vestem tal ou tal estilista -- ou deixam de usar, de acordo com as circunstâncias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário